PROGRAMAS DE MOBILIDADE

Para Quem?

ESTUDANTES

 

Os estudantes podem integrar um programa de mobilidade numa IES parceira por um período mínimo de 3 meses em duas modalidades distintas:

Mobilidade de Estudos

previamente acordado entre instituições parceiras, mediante um Plano de estudos estabelecido com base em Unidades Curriculares disponíveis na IES de interesse. 

Mobilidade de Estágios

possibilidade de realização de um estágio em empresas, centros de investigação ou numa IES parceira durante a formação curricular do estudante ou nos doze meses subsequentes à conclusão do curso (diplomados). O estágio pode ser realizado no âmbito:

      • Curricular – para realização de um estágio que esteja dentro do plano curricular do curso que o estudante frequenta na respetiva IES. Este tipo de estágio está sujeito ao calendário do curso, dependendo dos prazos da IES de origem.
      • Extracurricular – para realização de um estágio que não integra o plano de estudos do curso e não será contabilizado para o grau académico do curso que o estudante frequenta, apenas constará no suplemento ao diploma. Pode ser iniciado a qualquer momento desde que seja compatível com as restantes atividades académicas do estudante.
      • Recém-graduado – para realização logo após a conclusão do grau, como complemento de formação profissional. Deve realizar-se nos 12 meses após a conclusão do curso, sendo que caso o estudante tenha integrado o programa de mobilidade Erasmus + deve verificar quantos meses ainda dispõe para o efeito. Cada estudante pode realizar, em caso de licenciatura, até 12 meses de mobilidade Erasmus +, em caso de Mestrado Integrado, 24 meses ao longo do mesmo ciclo de estudos, incluindo o estágio recém-graduado.

Qualquer estudante matriculado numa das Instituições de Ensino Superior parceiras do Consórcio pode candidatar-se a um estágio Erasmus+. De recordar que a área científica e pedagógica do Consórcio AMIGO é a de Ambiente e Sustentabilidade. Saiba que é possível acumular a bolsa Erasmus + com uma remuneração por parte da instituição de acolhimento ou com outras bolsa ou ajudas de custo para transportes ou refeições, desde que estas remunerações não sejam provenientes de fundos comunitários.

Para questões relacionadas com prazos e condições de candidaturas os estudantes devem entrar em contacto com o Gabinete de Apoio à Mobilidade da respetiva instituição.

Existem, contudo, regras de mobilidade estabelecidas pelo Programa ERASMUS, diferenciadas por grupos de países parceiros do AMIGO.

  • Países da América Latina (DCI) e África (EDF): Argentina; Brasil; Angola; Cabo Verde; Moçambique; São Tomé e Príncipe – mobilidades outgoing apenas para estudantes de doutoramento; mobilidades incoming para estudantes de diferentes níveis de ensino (1º, 2ª e 3º ciclo)
  • Países do Sul Mediterrâneo (ENI) e da América Industrializados (PI): Argélia, Israel, Líbano, Marrocos, Palestina, Tunísia, Estados Unidos da América, Chile – mobilidades outgoing e incoming para estudantes de diferentes níveis de ensino (1º, 2ª e 3º ciclo)

União Europeia

Universidade de Évora

Universidade de Lisboa

Universidade de Aveiro

Instituto Politécnico de Tomar

STAFF

Mobilidade de Docentes:

  • para ensino: visa práticas de ensino nas áreas de especialização dos docentes
  • para formação: visa o desenvolvimento profissional através de eventos de formação (excluindo conferências)

Mobilidade de Não Docentes:

  • para formação: visa a partilha de boas práticas e metodologias, através de participação em seminários, ateliers, cursos de formação e, em particular, através da observação de percursos profissionais.

NOTA: Os planos de ensino/formação deverão ser estabelecidos previamente à mobilidade pelo estudante/membro do staff e a IES alvo da mobilidade.

quando

3ª Edital Consócio Amigo - Ambiente Gestão | 2019-1-PT01-KA107-060632

Edital de Abertura de Candidaturas
Instituições Nacionais Parceiras: Instituto Politécnico de Tomar, Universidade de Aveiro, Universidade de Évora, Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa. [EN] [FR] [PT]