FAQ
F.A.Q.
Frequently Asked Questions
Quem se pode candidatar a um estágio ERASMUS+ através do Consórcio ERASMUS AMIGO?
Qualquer estudante matriculado numa das Instituições de Ensino Superior parceiras do Consórcio, podes candidatar-te a um estágio Erasmus+. Chama-se atenção para a área científica e pedagógica do Consórcio AMIGO, ou seja a área global do Ambiente e Sustentabilidade Os estudantes interessados devem em contacto com o Gabinete de Relações Internacionais / de Mobilidade da respetiva instituição para obterem informações sobre os prazos e as condições de candidatura.
Quais os tipos de estágios ESTÁGIO disponíveis e quando tem início?
Existem 3 tipos de estágio Erasmus+:
〉Estágio curricular – inserido nas atividades académicas, previsto no programa de curso.
〉Estágio extracurricular – na área de estudo, como complemento da formação académica, mas não inserido no programa de estudos.
〉Estágio de recém-graduado – logo após a conclusão do grau, como complemento de formação profissional.
O início dos estágios curriculares está sujeito ao calendário do curso, dependendo dos prazos que têm que ser cumpridos na IES de origem. Os procedimentos devem ser confirmados junto do Gabinete de Estágios / Gabinete de Relações Internacionais / de Mobilidade da respetiva IES.
Os estágios extracurriculares podem-se iniciar a qualquer momento, desde que compatíveis com as restantes atividades académicas que o estudante tenha que realizar.
O estágio de recém-graduado pode-se iniciar assim que o estudante tiver terminado o seu curso, devendo realizar-se nos 12 meses seguintes à conclusão do mesmo. Caso o estudante tenha feito um período de mobilidade Erasmus+ durante o teu ciclo de estudos, deverá verificar quantos meses tem ainda disponível. Cada estudante pode realizar até 12 meses de mobilidade Erasmus+ ao longo do mesmo ciclo de estudos, incluindo o estágio como recém-graduado. No caso dos ciclos longos, como os Mestrados Integrados, o estudante pode realizar até 24 meses de mobilidade Erasmus+.
É possível receber uma remuneração no estágio e acumular com a bolsa ERASMUS+
É possível receber uma remuneração por parte da instituição de acolhimento conjugando com a bolsa Erasmus+. É possível conciliar com outras bolsas, ou ajudas de custo (para os transportes ou refeições) desde que estes fundos não sejam provenientes de fundos comunitários.
Só se podem fazer 12 meses de mobilidade ERASMUS + durante o ciclo de estudos?
Os estudantes de mestrado integrado podem participar no Programa Erasmus+ até ao limite máximo de 24 meses durante o ciclo de estudos, independentemente do número de vezes que participam e do tipo de mobilidade (estudos ou estágio), respeitando sempre a duração mínima e máxima de cada vez que participam (Estudos: mínimo 90 dias; máximo 365 dias. Estágio: mínimo 60 dias; máximo 365 dias).