ERASMUS AMIGO
Oportunidades de ensino e formação.
Conheça as nossas
Estratégias de cooperação internacional
Erasmus Amigo
Com um forte impacto ao nível de diferentes regiões de Portugal Continental, o projeto ERASMUS AMIGO contribui para a internacionalização das Instituições que o integram promovendo oportunidades de mobilidade para aprendizagem (estudos e estágio), ensino e formação, em instituições parceiras de diferentes regiões do Mundo, nomeadamente: Sul do Mediterrâneo (ENI) Argélia, Israel, Líbano, Marrocos, Palestina, Tunísia; Balcãs Ocidental (IPA) – Albânia e Montenegro; América Latina (DCI) – Argentina, Brasil; América Industrializada (PI) – Chile, Estados Unidos da América; África (EDF) – Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe
O CONSÓRCIO
O Consórcio AMIGO – AMbIte e GestãO foi criado em 2017 por iniciativa de 5 instituições de ensino superior (IES) que pertencem à Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP), sendo elas as Universidades de Évora, Lisboa, Aveiro, Nova de Lisboa e ainda o Instituto Politécnico de Tomar, abrangendo, assim, uma comunidade académica de 77.624 estudantes, 6.416 docentes e 3.311 não docentes.
Resulta em consequência de uma pareceria já existente que integra uma rede de abrangência internacional. Tem já elevada experiência de uma aprendizagem partilhada, enriquecida com as complementaridades científicas e regionais de cada instituição. Apresenta, por isso, enorme vantagem, até porque é formado por professores e investigadores que se conhecem muito bem, que cientificamente se complementam de forma interdisciplinar e que partilham a mesma visão sobre o desenvolvimento e a importância da preservação do ambiente para a melhoria da qualidade de vida das populações, da sustentabilidade das nações e harmonia das relações internacionais. O seu grande objetivo foi sempre o de consolidar a mobilidade de estudantes, professores e investigadores, com vista ao aprofundamento do conhecimento científico e ao desenvolvimento de práticas sustentáveis no âmbito das realidades regionais dos diferentes membros do consórcio e dos respetivos países parceiros.
“
Even thought the mobility was during the pandemic time, it was one of the most valuable experience for me.
Betilda Ahmeti
“
PROGRAMAS DE MOBILIDADE
PARA QUEM?
Qualquer estudante matriculado numa das Instituições de Ensino Superior parceiras do Consórcio pode candidatar-se a um estágio Erasmus+. De recordar que a área científica e pedagógica do Consórcio AMIGO é a de Ambiente e Sustentabilidade. Saiba que é possível acumular a bolsa Erasmus + com uma remuneração por parte da instituição de acolhimento ou com outras bolsa ou ajudas de custo para transportes ou refeições, desde que estas remunerações não sejam provenientes de fundos comunitários.